Thursday 7 December 2017

Como são rentáveis estratégias de negociação de alta freqüência


Quão lucrativas são as estratégias de negociação de alta freqüência?


2 de outubro de 2009 | 9:25 am ET


Por Irene Aldridge - O comércio de alta freqüência vem tomando Wall Street pela tempestade. Embora nenhuma instituição acompanhe completamente o desempenho dos fundos de alta freqüência, a evidência coloquial sugere que a maioria dos gerentes de alta freqüência apresentou retornos positivos em 2008, enquanto 70% dos praticantes de baixa freqüência perderam dinheiro, de acordo com o The New York Times.


O discurso sobre a rentabilidade das estratégias de negociação de alta freqüência sempre se depara com a questão da disponibilidade de dados de desempenho sobre retornos realizados em diferentes freqüências. Dados rígidos sobre o desempenho de estratégias de alta freqüência é realmente difícil de encontrar. Fundos de hedge com êxito executando estratégias de alta freqüência tendem a fugir à ribalta pública. Outros produzem dados de fontes questionáveis.


No entanto, o desempenho em diferentes frequências pode ser comparado usando dados publicamente disponíveis, estimando a máxima rentabilidade potencial. A rentabilidade das estratégias de negociação é muitas vezes medida pelos índices de Sharpe, uma métrica de retorno ajustada ao risco, proposta pela primeira vez por William Sharpe, ganhador do Prêmio Nobel. Uma relação de Sharpe mede o retorno por unidade de risco; Uma razão de Sharpe de 2 significa que o retorno anualizado médio da estratégia excede duas vezes o desvio padrão anualizado dos retornos da estratégia: se o retorno anualizado de uma estratégia for 12%, o desvio padrão dos retornos é de 6%. A relação de Sharpe implica ainda a distribuição dos retornos: estatisticamente, em 95% dos casos, os retornos anuais provavelmente permanecerão dentro de 2 desvios-padrão da média. Em outras palavras, em um determinado ano, a estratégia da taxa de Sharpe de 2 e retorno anualizado de 12% deverá gerar retornos de 0% a 24% com 95% de confiança estatística, ou 95% do tempo.


A taxa de Sharpe máxima possível para uma determinada frequência de negociação é calculada como o intervalo médio de um período de amostragem (Alto - Baixo) dividido pelo desvio padrão do período de amostragem do intervalo, ajustado pela raiz quadrada do número de observações num ano. Note-se que as estratégias de alta freqüência normalmente não transportam posições overnight e, portanto, não incorrer no overnight carry custo muitas vezes proxied pela taxa livre de risco em Sharpe rácios de investimentos de longo prazo.


A tabela abaixo compara os índices de Sharpe máximos que poderiam ser atingidos em frequências de 10 segundos, 1 minuto, 10 minutos, 1 hora e 1 dia em EUR / USD. Os resultados são calculados ex-post com 20/20 retrospectiva perfeita sobre os dados de 30 dias de negociação a partir de 9 de fevereiro de 2009 a 22 de março de 2009. O retorno é calculado como o retorno máximo atingível durante o período de observação dentro de cada intervalo em diferentes freqüências . Assim, o retorno médio de 10 segundos é calculado como a média dos intervalos (alto-baixo) dos preços EUR / USD em todos os intervalos de 10 segundos entre 9 de fevereiro de 2009 e 22 de março de 2009. O desvio padrão é então calculado como o Desvio padrão de todas as faixas de preços a uma determinada frequência dentro da amostra.

No comments:

Post a Comment